OMS usa ferramenta criada em Portugal no combate ao novo Coronavírus

Atualizado: Mai 14


A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou uma nova ferramenta concebida em Portugal que ajuda decisores políticos e especialistas no planeamento de cuidados de saúde para identificarem quantos recursos humanos e materiais um país dispõe e de quantos precisa de contratar em cada fase da pandemia de Covid-19.

Desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em conjunto com uma empresa tecnológica (Glintt), e com a colaboração da OMS, a nova ferramenta, gratuita, consiste numa “folha de Excel com um modelo epidemiológico que permite perceber qual é o impacto de medidas de mitigação na necessidade de recursos”, explica Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

De quantas camas vamos necessitar para doentes em unidades de cuidados intensivos ou em enfermarias? De quantos médicos e de que especialidades vamos precisar? Quantos ventiladores vão ser indispensáveis para os doentes em estado crítico? são algumas das perguntas a que esta ferramenta flexível pode ajudar a responder.

Os utilizadores inserem os dados epidemiológicos do seu país, a capacidade de camas e de recursos humanos disponíveis (usando os códigos da Organização Internacional do Trabalho), e podem ir variando entre vários cenários de mitigação e as respostas consoante as várias taxas previstas.

Esta nova ferramenta permite, assim, evitar que um sistema de saúde entre em colapso, por falta de recursos, ou que se verifiquem desperdícios, como excesso de meios disponibilizados para o combate à pandemia em cada fase epidemiológica.

Cedida gratuitamente pela OMS desde o dia 8 de abril, a Adaptt Surge Planning Suport Tool está traduzida em português, inglês, espanhol, russo e árabe, e já está a ser utilizada em vários países da europeus, de África e Ásia.

Em Portugal foi disponibilizada ao Ministério da Saúde a 30 de março.

Pela sua proteção, pela proteção de todos os profissionais de saúde, por si, por eles, por todos nós, #FiqueEmCasa e continue a abrir as portas à solidariedade!

4 visualizações
pessoas_portugal_black.jpg

#Fiqueemcasa e Abra as Portas à Solidariedade

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Portas Abertas 2020, Todos os Direitos Reservados a Humans Portugal

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now