top of page

Cinco municípios portugueses são exemplo no combate à Covid-19, afirma a ONU

Atualizado: 1 de dez. de 2020




Um documento publicado esta terça-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU) e intitulado COVID-19 in an Urban World (em português: Covid-19 num mundo urbano), apresenta um conjunto de políticas e soluções inovadoras para proteção equitativa e recuperação da Covid-19 em ambiente urbano a nível mundial. O relatório destaca, também assim, as medidas inovadoras tomadas pelos municípios de Esposende (no distrito de Braga), Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Famalicão.

Na categoria ‘serviços e condições essências para a vida’, são destacadas pelo estudo da ONU, Porto e Esposende pela implementação de planos de isenção parcial das tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos, algo similar ao que aconteceu em Machakos (no Quénia).

No que diz respeito a ‘medidas de apoio à habitação’, a ONU toma como exemplo as cidades de Lisboa e Sintra, a par com Chicago e S. Francisco (nos EUA) ou Paris (em França), por estas terem anunciado o adiamento do pagamento de rendas em todos os fogos municipais.

Por último, Vila Nova de Famalicão é aponte na rubrica ‘apoios para o pagamento de rendas’, tal como Yokohama (no Japão), por apresentar um plano de intervenção social e económica que visa a comparticipação municipal de rendas para agregados familiares que tenham sofrido perda de rendimentos em virtude da pandemia.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page